quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Empanados

Empanados são muito saborosos e fáceis de fazer, tanto de filé bovino quanto de frango, como também com coxas ou asas de frango, por exemplo. Empanar é um processo bastante simples:

Se for usar filés, não os deixe muito altos. Com coxas ou asas de frango não há este problema. Para cada 3 filés de tamanho médio que for fazer, use um ovo e 80 gramas de farinha de rosca. Eu costumo calcular de olho, mas a medida é aproximadamente esta.

Basicamente, tempere os filés apenas com sal e pimenta (se quiser). Bata os ovos para misturar clara e gema, coloque um pouco de sal e transfira para um recipiente em que caibam os filés. Em outro recipiente, adicione a farinha. Passe os filés pela mistura dos ovos com sal, depois coloque no recipiente com a farinha e agite o mesmo para que bastante farinha seja absorvida pelo filé, tanto na parte de cima quanto na de baixo. Depois, é só fritar (prefiro fritar com manteiga ou óleo, o suficiente para dourar até a metade da altura do empanado).

Outra dica é partir os filés médios em 3 ou quatro pedaços e empanar, fazendo assim nuggets de filé. Recomendo servir com molho barbecue.

Nenhum comentário: