terça-feira, 6 de março de 2007

Tipos de referência

Quando se fala em acesso, a questão de visibilidade de determinado conteúdo, seja ele um blog como um todo ou uma matéria, é importante. A sua visibilidade depende basicamente de publicidade, seja ela paga ou como "matéria de troca" que você faz quando visita e comenta outro blog, por exemplo. O retorno gerado (lê-se "visitas") é chamado de referência, ou seja, define a maneira como o seu conteúdo foi encontrado. Não há muito o que se fazer em relação às referências com exceção de publicidade, por isso esta postagem destina-se somente a explicar os três tipos básicos de referência:

  • Orgânica: Indica visitantes que chegaram ao seu site através de pesquisas em mecanismos de busca gratuitos, como Google, Yahoo e tantos outros. Este tipo de referência é estimulado pela indexação do seu site, por isso é importante cuidar bem das meta tags de forma que seu conteúdo seja bem indexado e portanto bem descrito na plataforma de destino;
  • Referência: Este é, juntamente com a referência orgânica, uma grande mão na roda em relação às visitas geradas. Uma referência ocorre quando alguém acessa seu conteúdo através de um link em outro site, provavelmente através de um comentário seu (ou um link em determinado conteúdo, mas geralmente este depende também de um comentário prévio). Os visitantes gerados por referência geralmente são mais valiosos que os gerados por referência orgânica pois geralmente compartilham interesses em relação ao que você oferece, seja esta oferta comercial ou não;
  • Direta: Ocorre quando o visitante digita diretamente o endereço do seu site na barra de endereços do navegador. Pode ser conseqüente de uma campanha impressa ou de um contato escrito, apesar de mais raro representa uma relação provavelmente mais sólida em fidelizar o visitante.
Como vê, toda referência é um resultado direto de sua campanha de marketing. O importante é ter consciência e sabedoria para ver qual tipo de mídia atende às suas necessidades, de modo a tornar o seu conteúdo valioso. Mais do que sempre se prova aquela velha máxima: a propaganda é a alma do negócio.

Sempre.

;)

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