Analizando os relatórios de visitação de qualquer site, especialmente de blogs (que, queiram ou não, normalmente é o foco das minhas postagens nessa área), você percebe que existem duas maneiras de um visitante chegar até seu site: via referência ou via acesso direto.
O acesso direto, como o nome diz, é quando o internauta digita o endereço do seu site e o acessa. Isso significa que, se ele não conhecer seu site, ele tem que pelo menos ter lido sobre você. E com certeza ele só digitaria seu endereço na falta de um link. É aí que eu quero chegar: na referência.
Trocando em miúdos, uma referência ocorre quando seu site é acessado via um link de algum outro site. É a garantia de praticamente 95% dos acessos de seu site (tá, eu tô chutando esse número). Mais do que um termo técnico, essa amostragem permite dizer que o mais importante para um blogger, além de escrever bem e ser disciplinado em sua dedicação ao blog, é cultivar amizades, no caso amizades virtuais. Seja comentando em blogs interessantes de terceiros (que no final podem acabar virando amigos) ou sites mais pessoais, de forma a conseguir referências para seu blog em diversas fontes. Não estou dizendo pra você sair fazendo comentários forçados em todas as fontes que tiver acesso, mas sim para ser mais comunicativo, expor suas idéias, sair um pouco de trás do seu leitor de feeds, "dar a cara a tapa". A recompensa com certeza serão visitantes. Ou melhor que isso: visitantes que sabem bem o que querem, ao acessar seu blog.
Temos que agradecer aos páraquedistas... Mas nada como uma audiência consciente!
;) (Mania da FiadaMãe)
Nenhum comentário:
Postar um comentário