domingo, 1 de junho de 2008

Frituras perfeitas e uma batata assada realmente gostosa

Bem que eu gostaria que o título fosse “frituras perfeitas sem sujeira”, mas infelizmente ainda não encontrei uma forma eficaz de garantir isto. O que ofereço, porém, é algo que com certeza vai tornar suas frituras de bifes especialmente magníficas. São dicas simples, mas que fazem toda a diferença.

Analizando-se a forma tradicional de preparar-se bifes, o que se vê são grandes panelas altas, com muita gordura, e vários bifes sendo fritos ao mesmo tempo. O resultado disto é uma carne ressecada, com pouca maciez, e excessivamente tostada. Após seguir estas dicas simples, prometo que você não terá mais problemas com isto.

Antes de mais nada, temos que entender o corte ideal de carne. Para frituras você deve utilizar bifes com cerca de dois centímetros de espessura, de tamanho médio. Garanto que um alimenta uma pessoa com certeza.

Em seguida, o principal: o processo de fritura do bife. Escolha uma frigideira média, e leve-a ao fogo alto. Quando a panela estiver bem quente, adicione duas colheres de sopa de óleo de cozinha (ou azeite, se preferir). Quando o óleo estiver quente, adicione um, e apenas um, bife. Detalhe importante: você não precisa bater, lavar ou temperar o bife antes de levá-lo ao fogo. Quanto menos batido ele for, melhor. Explico: quanto o bife é batido, nada mais acontece do que quebrarem-se as fibras e abrirem-se orifícios no mesmo. Quando a ação do calor ocorre, o bife perde água, ficando duro e ressecado. Um bife “íntegro” é uma garantia a mais de fritura de sucesso.

Você não deve ficar virando o bife toda hora. Deixe-o fritando apenas de um dos lados de acordo com a tabela abaixo:

  • Bife mal passado: 1 minuto e meio
  • Bife ao ponto: 2 minutos e meio
  • Bife bem passado: 3–4 minutos

Após este tempo, vire o bife com uma pinça ou duas colheres, não utilize garfos ou intrumentos perfurantes. Após virar, tempere o lado já frito com sal e pimenta do reino a gosto, nada mais. Deixe o outro lado do bife fritar pelo mesmo tempo do primeiro lado, retire e está pronto seu bife perfeito! Lembre-se sempre apenas de fritar um bife de cada vez, e o sucesso é garantido. Se necessário, adicione um pouco mais de óleo para fritar o próximo bife.

Bem, agora que você já sabe fazer frituras perfeitas, vou lhe ensinar um truque que vai lhe poupar muito tempo. Enquanto frita o bife, leve 2 ou 3 batatas cruas e com casca para o microondas, em um recipiente com tampa. NÃO TAMPE O RECIPIENTE! Coloque a tampa, mas coloque-a “cruzada” com o recipiente, de forma que permita a saída de um pouco de vapor. 10 minutos na potência alta. Após este tempo, terá deliciosas batatas assadas com casca. Abra um buraco na parte de cima de cada uma, e recheie com queijo parmesão e manteiga. Não precisa de mais nada, acredite! Se você preparar os bifes e as batatas ao mesmo tempo, fará uma refeição incrível para 3 pessoas em menos de 20 minutos. Experimente!

Nenhum comentário: