quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Como cobrar um projeto de desenvolvimento de site?

Bem, esta é uma dúvida bem comum, tanto para iniciantes quanto para usuários avançados. Realmente definir um valor para o seu projeto é uma coisa bastante complexa, e depende muito de cada caso. Então o que farei aqui é expor o meu perfil e mostrar como cobro meus projetos, para ver se ajudo vocês a definirem uma "tabela pessoal".

Antes de mais nada, é preciso saber as fases que compõem um projeto de desenvolvimento web. São elas:

-Planejamento
-Execução
-Teste e Correção
-Publicação

O intuito deste artigo é ensiná-lo a cobrar pelos seus serviços, e não ensiná-los a trabalhar. Então farei apenas um resumo das tarefas de cada etapa.

Planejamento

Esta fase engloba certas tarefas: definição de briefing (necessidades do cliente, foco do projeto), definição de casos de uso, telas, serviços terceirizados necessários (fotografia, edição de imagens), coleta de dados e material do cliente e tudo o mais.

Execução

Já de posse de todo o material necessário, desenvolvem-se os primeiros modelos para aprovação do cliente, com estrutura de navegação construída.

Teste e Correção

Após a aprovação do layout pelo cliente, desenvolve-se o site e efetuam-se os testes de navegação com ênfase na usabilidade dos elementos, e na facilidade de acesso à informação

Publicação

Após aprovado e fechado, o projeto é hospedado e publicado na internet.

Para efeitos de composição de orçamento, tenha em mente o seguinte: o planejamento geralmente toma 30% do tempo total do projeto, o desenvolvimento leva outros 50%, seguidos de 25% de ajuste e testes. 5% ficam fora da conta, por serem tarefas de publicação.

Tendo estas médias em vista, a fase de planejamento normalmente serve de base para você desenvolver uma tabela de horas. Digamos que o meu tempo de planejamento em um site tenha sido de 20 horas (não, não é um prazo absurdo). Logo 30% do meu tempo de desenvolvimento equivale a estas 20 horas. Ou seja, jogando por cima cada 7 horas correspondem a 10% do desenvolvimento. Temos portanto que o projeto demorará 70 horas para ser desenvolvido.

Definido o total de horas necessárias, vamos à segunda parte: definição do seu valor/hora.

Este valor é relativo. Deve levar em conta o quanto você acha que vale seu trabalho, tendo em vista o quanto você investiu no seu conhecimento. Mas apenas para efeitos de ilustração, dividirei esta parte em 3 patamares, de acordo com a sua experiência de trabalho:

I- Desenvolvedor iniciante (noções básicas de gerência de projetos, desenvolvimento de acordo com as web standards): 15 reais/hora

II - Desenvolvedor web sênior (Nível I + conhecimento de mercado, noções de negociação, investimento em formação, mínimo de 2 anos de experiência): 25 reais/hora

III - Desenvolvedor web pleno (Nível II + 5 anos de experiência) 38 reais/hora

Logo, para os patamares, teríamos o seguinte valor de projeto:

I - 15,00 x 70: 1050,00
II - 25,00 x 70: 1750,00
III - 38,00 x 70: 2660,00

Vale lembrar que esses valores são relativos a tarefas de DESIGN. Existem sites dinâmicos em que você deve incluir mais uma fase, que é a de desenvolvimento do código. Não tenho uma medida exata de valores neste caso, mas o meu valor para desenvolvimento de código é de 55 reais/hora.

Bem, com este artigo espero ter esclarecido algumas dúvidas, e clareado um pouco algumas nuvens que pairam acima da cabeça dos desenvolvedores.

Os valores têm por base o mercado de Brasília, mas não acredito que seja muito diferente nos grandes centros.

Ps.: Mesmo trabalhando como freelancer, recomendo sempre criar a rotina de trabalhar 8 horas por dia, para evitar atrasar prazos. Trabalhando 8 horas por dia, e somente em dias úteis (segunda a sexta), este projeto seria entregue em cerca de 2 semanas (mas sabemos que isso nunca acontece ;) )

Abraços!

3 comentários:

Anônimo disse...

Belo post, cara! Sou um desenvolverdor web iniciante e aquiescerei às suas dicas quanto à atribuição de valores de acordo com a carga horária de desenvolvimento!

Abraço.

Anônimo disse...

Muito bacana essa matéria!!! Todos nós temos dúvidas na hora de cobrar um site! Parabéns...

Unknown disse...

Relamente há dúvidas na hora de se cobrar por trabalho executado, estou na categoria de desenvolvedor senior, e relamente não tenho pena de cobrar pelo que sei que devo. Embora o mercado exija muito e queira pagar pouco.