Tecnologia, programação web e desktop e muita conversa fiada, porque ninguém é de ferro!
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007
Convertendo imagens para duas cores
Clique no thumbnail para visualizar...
Efeito papel amassado
Um post pra ajudar a algumas pessoas da minha comunidade no orkut, que estavam tendo problemas para conseguir o efeito. Procurei ser o mais simples e direto possível na postagem, se não consegui, por favor, postem suas dúvidas nos comentários.
Existem outras coisas por vir ainda com essa imagem, como tornar as bordas mais realistas, e aplicação de texturas. Mas isso fica pra um post futuro, mesmo porque a idéia é ensinar a pescar, não dar o peixe.
Clique na imagem para acessar o tutorial.
Amazônia para sempre
Se você também deseja uma 'Amazônia para Sempre', subscreva esse manifesto.
Ao obter o número de assinaturas necessário, ele será encaminhado ao Presidente da República para que sejam tomadas as providências necessárias para resolver este que é um sério problema brasileiro e mundial: A devastação da Amazônia. Sua participação é muito importante!
Veja isso: 17 mil quilômetros quadrados de floresta devastados. E esse foi o MENOR índice dos últimos 3 anos.
Corresponde a metade da Holanda. Da área total já desmatamos 16%, o equivalente a duas vezes a Alemanha e três Estados de São Paulo.
Existe motivo pra comemorações???
O único procedimento cabível para desacelerar os efeitos quase irreversíveis da devastação, segundo o que determina o § 4º, do Artigo 225 da Constituição Federal, onde se lê:
"A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização se faz na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais"
Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ!
É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história.
Se você concorda com isso, assine aqui: www.amazoniaparasempre.com.br
Se encontrar o site congestionado, tente mais tarde.
Se preferir, envie um e-mail com seus dados (Nome, CPF ou RG, atividade, cidade, estado e comentários) para assine@amazoniaparasempre.com.br.
Vamos fazer a nossa parte.
;)
Um software grátis por dia
O único porém, como diz o nome do site, é que os aplicativos são gratuitos somente no dia de sua publicação. Ou seja, você tem apenas um dia para fazer o download e instalar/ativar o software (tarefa esta que é feita online, com um pequeno utilitário que acompanha qualquer download de aplicativos do site).
E para os amantes de jogos temos também o Game Giveaway of the Day, um subdomínio do mesmo site acima, só que dedicado a jogos, cuja distribuição funciona da mesma forma. Só não espere muito dos jogos que aparecem por lá... Mas vez ou outra aparece alguma coisa legal.
terça-feira, 27 de fevereiro de 2007
Posicionando elementos no meio da página via CSS
Suponhamos que o código entre as suas tags BODY seja assim:
<body>
<div id="div_geral">
Aqui vai o resto do site
</div>
</body>
O seu trecho de CSS deve ser da seguinte forma, para alinhar em todos os browsers:
body {
text-align: center;
}
#div_geral {
text-align: left;
margin: 0 auto;
}
O atributo text-align no marcador BODY diz para o IE alinhar todo conteúdo pelo centro da página. Em qualquer outro browser que não o IE, este comando afeta somente elementos visíveis como texto, o que é o certo. Por isso, quando definimos as propriedades da ID de div #div_geral, dizemos primeiramente para resetar o alinhamento à esquerda, e em seguida vemos o atributo margin com valor 0 (zero) auto. Mas o que isso significa?
Bem, o atributo margin pode ter até quatro propriedades:
margin: 10px 20px 10px 20px;
Estas propriedades se referem respectivamente às margens superior, direita, inferior e esquerda do elemento. Se for trabalhada em pares, ou seja, fornecendo apenas duas propriedades, ela trata o topo com o valor da primeira propriedade e o espaçamento à esquerda e à direita com o valor da segunda propriedade. Note que, neste exemplo, a segunda propriedade tem o valor auto. Isto significa que o browser pega todo o espaço em volta do elemento e divide-o igualmente entre as margens esquerda e direita do elemento, resultando desta forma no desejado alinhamento centralizado.
Na verdade, parece complicado, mas com o tempo você verá que é bem simples. E espero assim estar acabando com a sua desculpa para ainda usar tabelas para montar estruturas de layout...
Abraços e até a próxima.
Culinária: Molho Dijon
Antes de mais nada, escolha uma carne macia, de preferência bovina, ou mesmo lombo suíno. Use-a em bifes baixos e bem macios.
Tempere os bifes (uns 16 de tamanho médio) com sal e pimenta a gosto. Depois passe em farinha de trigo, sacudindo pra tirar o excesso. Frite em uma frigideira um tanto quanto funda, com três colheres de manteiga. Após, retire-os e use a mesma panela para fazer o molho:
- 2 cebolas processadas;
- 1/2 xícara de chá de vinho branco seco;
- 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 xícara de água;
- 1/2 caixinha de creme de leite;
- 2 colheres de sopa de molhe de mostarda;
- 1 colher de sopa de mostarda em grãos;
- 2 colheres de sobremesa de salsa picada;
- 2 colheres de sobremesa de cebolinha picada;
- 2 colheres de sobremesa de alecrim;
Acrescente o creme de leite, baixe o fogo e mexa sem parar. Depois de bem misturado, inclua as mostardas, misture bem e por último inclua todas as ervas. Mais 3 minutos em fogo e está pronto. É só servir a carne aquecida com molho por cima. De acompanhamento batata assada com alho, azeite e alecrim.
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007
Comentários condicionais
Durante muito tempo eu segui a técnica de construir layouts usando tabelas. No novo site que estou construindo, decidi me arriscar a tentar de uma vez por toda entrar nos padrões W3C tanto de sintática quanto de semântica. Usando o IE 7 e o Firefox 2, o site ficou muito bom, mas no IEca versão 6, ficou com alguns erros no layout. Enfim, pensei: qual o melhor meio de resolver esse impasse?
A primeira coisa que me veio à cabeça foi o seguinte: meu site foi validado nas ferramentas da W3, tanto o xhtml transicional quanto o CSS. Perder ou não meu tempo com hacks?
O Bruno Torres disse em seu blog que Fazer sites que não funcionam no IE é burrice. De fato, essa é a solução que de cara me vem à mente, mas nem de longe é a ideal.
A segunda coisa em que pensei foram os famigerados Hacks de CSS. Mas então pensei: é melhor ter meu site funcionando no IE ou validado no W3C? Preferi a segunda opção.
Até conhecer os comentários condicionais.
É fantástica a possibilidade, um código que é interpretado somente no IE, resolve o meu problema. De fato, seguir os padrões já é difícil, ainda mais com a pedra no sapato (leia-se Internet Explorer) seguindo seu próprio caminho como dono do mundo.
Se você trabalha com web, é obrigatório o conhecimento desta técnica, vá por mim. Ela vai poupar muitas dores de cabeça na hora de validar seu código (se é que isso tem importância para você... Se não tiver, é melhor passar a ter! )
Como sempre o vilão da história acaba sendo o IE e sua mania de ir contra a correnteza...
Mas se Deus quiser isso muda em breve. Me ouça, me ouça…
O tempo em termos computacionais
Com certeza, você já ouviu essa expressão, “acesso instantâneo”. O que ela passa a você? Qual a idéia?
Instantâneo não significa “ao mesmo tempo”. Ocupa um lugar no espaço. E como tal, tem sua importância em termos de programação. Uma briga constante de todo programador com o seu código consiste em deixá-lo com uma performance superior (Lê-se nas entrelinhas “deixá-lo rápido”) e isso implica no tempo desse software.
Trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software em que as pessoas prezam o tempo de resposta das suas aplicações, de modo a consumir menos recursos de hardware (que quase todo o tempo executam no mainframe de forma concorrente). Temos críticas duras a respeito, vindas de outras áreas, quando passamos dois ou três dias depurando um código para torná-lo rápido e funcional. Mesmo que isso signifique um segundo a menos no processamento. As pessoas têm a tendência de ocupar todos os recursos de seu sistema, sem se preocupar com a concorrência de processos.
Não caia nesse erro.
Pense mais no tempo, pense mais no seu usuário.
E tenha dó do seu processador!
Sobreposição/Encaixe de Imagens
Um recurso muito útil e usado. O meu tutorial é simples, mas através dele você consegue o conhecimento para aplicar em outras áreas.
ColdFusion e as datas
Você faz uma consulta ao banco de dados para alimentar um formulário de fornecedores. Inclui uma variável hidden para guardar a data atual (afinal, ela será o controle de fornecedores). Formata a data para dd/mm/yyyy… E depois descobre que o ColdFusion processa como mm/dd/yyyy. Já arrancou seus cabelos? Chingou, pesquisou, chorou, e nada adiantou? Então vamos à solução.
É comum para quem está começando na programação em CFML tratar objetos data como objetos número (ou seja, criando um
1. <cfparam name="”data”" default="#now()#">
2. <cfset data="#LSDateFormat(data,”dd/mm/yyyy”)#">
3. <cfset dia =" listGetAt(data,1,”/”)">
4. <cfset mes =" listGetAt(data,2,”/”)">
5. <cfset ano =" listGetAt(data,3,”/”)">
6. <cfset data =" createdatetime(ano,mes,dia,0,0,0)">
O que esse código faz? Bem, a linha 1 inicializa a variável “data” - caso não exista - com o valor da data de hoje (retornado pela função now() ). A linha 2 transforma essa data para o formato dia/mês/ano. As linhas 3, 4 e 5 partem cada valor da data em uma variável, ficando assim o dia na variável dia, mês na variável mes e ano na variável ano (me senti meio idiota detalhando isso :p).
E finalmente, a linha 6 junta tudo de novo, só que em um objeto data, que você pode usar onde precisar.
Até mesmo no <input type=”Hidden” name=”data” value=#data#>
Pronto, adeus problemas com funções de controle de data (como a famigerada DateAdd() ).
Espero que isso seja útil para você, assim como foi para mim!
Abraços.
Casa nova...
Aguardem novidades!